Estudo - Provérbios 1
Todo mundo tem um momento na vida em que se depara com questionamentos relevantes, mas que insistem em continuar sem resposta.
A grande interrogação que ocupou a minha mente, por alguns meses, foi: "Como posso ter uma vida equilibrada, satisfatória, e, principalmente, plena em todos os sentidos? Acreditou que essa não seja um anseio só meu, afinal, a maioria dos problemas que o mundo enfrenta hoje - senão todos- são fruto de um sociedade desnorteada e completamente afastada dos propósitos de Deus.
Coloquei diante do senhor aquilo o que me afligia, fia a Ele essa mesma pergunta e apesar de eu tornar tudo mais complicado do que realmente é, a resposta foi muito mais simples do que imaginava: Provérbios de Salomão 1.7a. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria...":
Temor... Muito se fala sobre essa palavra, mas o que realmente significa? E a que "saber" a Bíblia se refere? (Parece que encontrei mais perguntas que respostas...).
Bom, a introdução do livro é bastante clara. (Pv 1. 1-6). Então a chave para "obter o ensino do bom proceder", "conhecimento e bom siso" (é desse "saber" que Salomão está falando), é o "temor do Senhor".
No dicionário encontramos dois significados para a palavra "temor": 1. medo, receio; suspeita de perigo. 2. reverência, sentimento de reverência. Acredito que o segundo significado seja o mais adequado nesse caso. Ainda assim, não satisfeita, procurei o que é "reverência"; respeito, veneração... Respeitar a Deus é o princípio de toda sabedoria? Não parecia completo... É como se faltasse alguma coisa... Em que consiste "respeitar?": honrar, venerar, acatamento. Foi aí que finalmente encontrei o termo pelo qual estava buscando... Venerar é: Prestar culto, afetuosidade extrema, adorar e amar.
Poderíamos dizer então que amar a Deus é o princípio para toda sabedoria!
Temor> Reverência> Respeitar> Venerar> Adorar e Amar. E o texto segue (Pv 1.8-19). Qual o final para esses que espreitam o mau? (Pv. 1. 30-31). Aquilo que se planta, colhe.
Provérbios 2. Aqui no capítulo 2, a gente encontra a resposta para uma outra pergunta: Como compreender o amor de Deus? Como viver esse amor? (Pv. 2. 1-5a).
É preciso: Clamar por entendimento; Buscar sabedoria ciente do valor que ela tem. (pv. 2. 6-7a) dEle vem o entendimento, um privilegio que é reservado para os retos. Como assim "reservado"? Destinado para algo determinado, ou seja, para um propósito específico! Preste atenção: Deus não nos dá sabedoria para que seja acumulada sem aplicação prática em nossa vida. O propósito da sabedoria em nossa vida, suas aplicações encontramos logo a seguir no texto. (Pv. 2. 7b, 8-9). Quais são elas? Guardar, proteger os nossos caminhos, nossas decisões; nos prevenir de situações ruins e más escolhas.
(Pv. 2.9) / Pv. 1.3). Aqui se consuma o que estava procurando: o bom proceder: Justiça, Juízo, eqüidade. Como alcançar este estilo de vida?
- Amar a Deus é o princípio para toda sabedoria.
Ana Esther Santos Gomes da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário