Leitura: Salmo 62
Descanse no Senhor (SL 37.7)
Numa camiseta que ganhei estava escrito "No stress" (sem estresse) - e saí de férias para curtir a indescritível sensação de não ter com o que me preocupar. Mas normalmente não vivemos em férias, mas em situações que desafiam nossa fé e nossa tranqüilidade. Quando Davi escreveu o Salmo 62, certamente enfrentava algo assim. Ele era rei, mas seu poder era constantemente posto em xeque pela realidade. Todos nos incomodamos por não podermos controlar tudo. Isso irrita, especialmente quando não podemos fazer nada! E então?
Antes de tudo, silencie! Este Salmo tem duas pausas (após o versículo 4 e 8) para silenciar e refletir. Pausa para deus falar, ainda que no mais profundo silêncio. Precisamos habituar-nos ao silêncio e, por vezes, à ausência de resposta. Precisamos aprofundar o nosso relacionamento com Deus por meio do silêncio: tanto do nosso diante dEle, quanto do dEle diante do nosso. Falamos demais, ouvimos de menos e é raro silenciarmos. Mas além do silêncio, o salmo nos convida a esperar. E como é difícil esperar no século XXI. Se não temos paciência até o computador ligar, ou a internet carregar. Como vamos ter paciência com o agir de Deus? Deus não depende da nossa urgência e loucura pela rapidez. Ele tem sua própria agenda e não precisa altera-lá por nossa causa (embora as vezes abra exceções). Deus age no tempo dEle. E no coração (pensamento) de Davi a espera era privilegio para quem descansava. Esperar apenas - sem pressão nem angústia! Tal espera desemboca em outra atitude: a confiança. Confiar é fruto do conhecimento que temos de Deus por meio de sua Palavra e de suas ações em nossa vida, pois Ele não muda e é sempre fiel e amoroso. Confiar em Deus é como assentar no banco de trás do veículo e deixar que Ele guie, porque quem está no volante sabe o que faz.
Para que que tanto estresse, então? Se Deus está no controle daquilo que eu não domino, sei que tudo caminhará para o bem, segundo o que Ele quiser. - WMJ
Sem estresse: Deus está agindo!
Adaptado
Adaptado
Muito legal, nunca pensei assim!
ResponderExcluir